segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Questões fechadas e gabarito

Senhores,

A seguir as questões fechadas e respectivo gabarito da prova de hoje.

Reitero o pedido para que vocês não faltem à aula de quarta-feira. Vou devolver as provas corrigidas, analisar eventuais impugnações às notas e passar importantes informações sobre a continuidade deste semestre letivo, no ano que vem.

1.Assinale a alternativa correta.
a) Compete ao direito penal atender os anseios sociais de punição para pacificar conflitos.
b) O recurso à pena no direito penal garantista está condicionado ao princípio da máxima intervenção, máximas garantias.
c) Cabe ao direito penal limitar a violência da intervenção punitiva do Estado.
d) O discurso jurídico-penal de justificação deve se pautar na ampla possibilidade de solução dos conflitos pelo direito penal.
e) A legitimação da intervenção penal se deve, também, à seletividade do sistema penal.

2.A ideia de que o Direito Penal, deve tutelar os valores considerados imprescindíveis para a sociedade, e não todos os bens jurídicos, sintetiza o princípio da
a) adequação social.
b) culpabilidade.
c) fragmentariedade.
d) ofensividade.

3.O princípio, segundo o qual se afirma que o Direito Penal não é o único controle social formal dotado de recursos coativos, embora seja o que disponha dos instrumentos mais enérgicos, é reconhecido pela doutrina como princípio da
a) lesividade.
b) intervenção mínima.
c) fragmentariedade.
d) subsidiariedade.
e) Proporcionalidade.

4.Com relação aos princípios penais, assinale a opção correta.
a) O princípio da humanidade das penas proíbe, em qualquer hipótese, a pena de morte no ordenamento jurídico brasileiro.
b) O princípio da legalidade permite a criação de tipos penais incriminadores através da edição de medidas provisórias.
c) Segundo o princípio da intervenção mínima, o direito penal deve atuar como regra e não como exceção.
d) Segundo o princípio da intranscendência, a pena não pode passar da pessoa do condenado.

5.Com relação às fontes do Direito Penal, é correto dizer que as fontes formais são classificadas em
a) materiais e de cognição.
b) imediata e substancial
c) mediata e de produção.
d) mediata e imediata
e) exclusivamente de cognição.

6.Considere as afirmações:
I. No Estado democrático de direito é dada especial relevância à noção de que o direito penal tem como missão a proteção de bens jurídicos e se considera que o conceito de bem jurídico tem por função legitimar e delimitar o poder punitivo estatal.
II. Só se legitima a intervenção penal nos casos em que a conduta possa colocar em grave risco ou lesionar bem jurídico relevante.
III. Para que seja verificada a tipicidade, que é o perfeito encaixe de uma conduta a um tipo penal, pode-se utilizar a analogia, de modo que sejam tutelados bens jurídicos não previstos expressamente na lei, mas semelhantes a eles.
SOMENTE está correto o que se afirma em
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.

7.(Promotor de Justiça – MG). Sobre as possíveis leituras do garantismo, na perspectiva dos direitos fundamentais, é CORRETO afirmar que
a) a concepção de um “garantismo positivo” alia-se ao princípio da proibição de proteção deficiente, trazendo como consequência a extensão da função de tutela penal aos bens jurídicos de interesse coletivo.
b) o pensamento garantista se funda, em seu modelo clássico, em princípios que se opõem à tradição jurídica do iluminismo e do liberalismo.
c) o garantismo, na concepção de Ferrajoli, tem como objetivo principal edificar um conceito específico para a criminologia, a partir da discussão da legitimidade da intervenção penal, não se ocupando, por isso, do estudo da qualidade, quantidade e necessidade da pena.
d) a proposta do garantismo pode ser sintetizada na tentativa de arrefecer os princípios fundamentais que devem orientar o direito penal em um sistema punitivo democrático.

8.Considere as afirmações:
I. Segundo entendimento doutrinário balizador das normas aplicáveis à espécie, as teorias tidas por absolutas advogam a tese da aplicação das penas para a prevenção de futuros delitos.
II. As teorias tidas por relativas advogam a tese da retribuição do crime, justificada por seu intrínseco valor axiológico, que possui, em si, seu próprio fundamento.
III. O ordenamento jurídico brasileiro não reconheceu somente a função de retribuição da pena, sendo certo que a denominada teoria mista ou unificadora da pena é a mais adequada ao regime adotado pelo CP.
SOMENTE está correto o que se afirma em
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.

9.Costuma-se afirmar que o direito penal das sociedades contemporâneas é regido por princípios sobre crimes, penas e medidas de segurança, nos níveis de criminalização primária e de criminalização secundária, fundamentais para garantir o indivíduo em face do poder penal do Estado. Analise as proposições abaixo:
I - O princípio da lesividade (ou ofensividade) proíbe a incriminação de uma atitude interna.
II - Por força do princípio da lesividade não se pode conceber a existência de qualquer crime sem ofensa ao bem jurídico protegido pela norma penal.
III - No direito penal democrático só se punem fatos. Ninguém pode ser punido pelo que é, mas apenas pelo que faz.
Pode-se afirmar que:
a) todas as assertivas estão corretas.
b) somente I e III estão corretas.
c) somente II está correta.
d) todas as assertivas estão erradas.

10.Acerca do significado dos princípios limitadores do poder punitivo estatal, assinale a opção correta.
a) Segundo o princípio da culpabilidade, o direito penal deve limitar-se a punir as ações mais graves praticadas contra os bens jurídicos mais importantes, ocupando-se somente de uma parte dos bens protegidos pela ordem jurídica.
b) De acordo com o princípio da fragmentariedade, o poder punitivo estatal não pode aplicar sanções que atinjam a dignidade da pessoa humana ou que lesionem a constituição físico-psíquica dos condenados por sentença transitada em julgado.
c) Segundo o princípio da ofensividade, no direito penal somente se consideram típicas as condutas que tenham certa relevância social, pois as consideradas socialmente adequadas não podem constituir delitos e, por isso, não se revestem de tipicidade.
d) O princípio da intervenção mínima, que estabelece a atuação do direito penal como ultima ratio, orienta e limita o poder incriminador do Estado, preconizando que a criminalização de uma conduta só se legitima se constituir meio necessário para a proteção de determinado bem jurídico.

GABARITO:
1.C
2.C
3.D
4.D
5.D
6.D
7.A
8.C
9.A
10.D

Nenhum comentário:

Postar um comentário